material de energia

Atualmente, podemos dizer que a energia elétrica envolve a maior parte das nossas práticas cotidianas e, portanto, trata-se de um recurso fundamental para as nossas vidas. Muitas vezes, algumas manutenções elétricas parecem simples e por isso muitas pessoas desconsideram a contratação de mão de obra qualificada, mas você deve saber que isso pode representar um risco muito grande tanto para os dispositivos, quanto para os moradores.

E o eletricista é o profissional qualificado para realizar a vistoria, as instalações e consertos e, assim, garantir o bom funcionamento dos aparelhos eletro-eletrônicos e sistemas de energia elétrica. Veja neste artigo quais são as vantagens de contratar um eletricista profissional para realizar suas instalações e manutenções.

Por que contratar um eletricista profissional?
Quando o assunto é eletricidade, o quesito segurança deve vir em primeiro lugar. E contratar um eletricista capacitado é a garantia de que os produtos utilizados e a forma de realizar o serviço serão adequados para cada situação, evitando, assim, possíveis erros e acidentes.

Da mesma forma, pode refletir diretamente na durabilidade do reparo ou instalação e, na maioria das vezes, são menores as chances de precisar de futuros retornos, assegurando mais satisfação e vantagem na relação custo-benefício.

Mesmo em serviços básicos, como a instalação de um chuveiro ou ventilador de teto, é recomendada a contratação de um profissional habilitado, pois erros simples ficam suscetíveis de ocorrer, desde um isolamento ou aterramento mal feito até o dimensionamento errado do cabo, o que podem acarretar riscos desnecessários ou mais graves, como um curto-circuito ou até mesmo um incêndio.

Como contratar um eletricista profissional?
Para a contratação desse profissional, a principal dica é pesquisar profissionais reconhecidos e que garantem o conhecimento na área para não acabar contratando alguém que se diz eletricista, mas que não tem conhecimento sobre as normas técnicas e, portanto, é passível de cometer os mesmos erros de qualquer outra pessoa que se disponha a fazer o trabalho.

Portanto, verifique a qualidade do trabalho de quem “faz tudo” e, sempre que possível, recorra às indicações de boas empresas ou profissionais. Tente ter acesso a algum registro profissional, pois é muito importante que o eletricista siga a regulamentação NBR-5410 da ABNT, que rege as instalações elétricas residenciais.

Tenha em mente que vale mais a pena investir na qualidade e segurança do serviço, do que arcar com consequências que podem tomar proporções desastrosas.

Outra recomendação para que se garanta êxito na instalação ou reparo com o eletricista é se certificar de que os materiais utilizados na execução do serviço sejam de procedência conhecida e apresentem o logotipo do fabricante. Além disso, fios, cabos, interruptores, disjuntores, dentre outras peças, devem ter a certificação do Inmetro, impressa devidamente na embalagem.

Por fim, nunca aceite a proposta por parte do eletricista de fazer alguma “gambiarra”. Na hora, pode parecer algo vantajoso e sem muita importância, mas pode lhe custar caro com o tempo. Não deixe de questionar qualquer atitude suspeita, afinal, é a vida de pessoas que podem estar em risco.

Fonte: eletroluz